segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Papel social dos terreiros e fortalecimento da cultura afro-brasileira


Peça mostra a luta do dia a dia de mulheres guerreiras 
O Espaço Cultural da Barroquinha fica mais colorido nesta segunda-feira (22) com a apresentação do espetáculo “Quem me ensinou a nadar”, com o grupo Iyá de Erê, do CRIA, um dos convidados do Barracão Negr@s Fashion, uma ação do Grupo Cultural Amuleto e Associação dos Terreiros de Candomblé de Águas Claras, Cajazeiras e Adjacências Pássaros das Águas. O projeto destaca a moda afro e a beleza negra durante as comemorações do 20 de novembro, dia da Consciência Negra. 


O evento conta com uma intensa programação que inclui a realização da Feira Étnica Afro Fashion, culinária Afro-Brasileira, apresentações artísticas, desfiles e palestras informativas. O objetivo principal da ação é o fortalecimento da cultura afro-brasileira e o seu legado ancestral, bem como dar visibilidade à resistência das religiões de matriz africana e do Povo de Santo, figuras ativas e protagonistas na construção e valorização da cultura afro-brasileira.

Outro objetivo é chamar a atenção da sociedade sobre o papel social, cultural e educativo dos terreiros de candomblé, destacando a sua importância dentro das comunidades nas quais estão inseridos. Para a diretora do grupo Iyá de Erê e Coordenadora da Área de Arte-Educação do CRIA, Carla Lopes, “o candomblé representa a religiosidade matriarcal. Foi o candomblé que reinventou a família perdida na Diáspora. E esta ação também é muito forte politicamente, pois está inserida no contexto do 20 de novembro e acontece no Espaço Cultural da Barroquinha, onde aconteceram as primeiras manifestações do candomblé no Brasil”.

O projeto Barracão Negr@s Fashion é resultado de quatro meses de trabalho com os jovens, as crianças e a comunidade em geral em um projeto que inclui a realização de oficinas de teatro, dança, música e ritmos, corte e costura, pintura e desenho em tecido, confecção de acessórios e figurinos, estudos sobre histórias e cultura da África.


Programação:

Dia 22/11/10

9:00
ABERTURA DO PROJETO com composição da mesa: Amuleto, Associação Pássaros das Águas e demais convidados no auditório do Espaço Cultural da Barroquinha

09:00 às 17:00
Feira Étnico Afro Fashion na área livre do Espaço Cultural da Barroquinha com exposição dos produtos dos parceiros, instituições, organizações e do povo de santo.

10:00 às 16:00
Palestras informativas e apresentações artísticas de afoxés, blocos afros, grupos artísticos, teatro e dança.

Homenageado : Segunda-Feira OMOLU

17h30
Apresentação Cênica com o CRIA-Centro de Referencia Integral do Adolescente com o Grupo de Teatro Iyá de Erê

18:00
Desfile Afro Barracão Negr@S Fashion.

Dia 25/11/10 Encerramento

17:00
DESFILE BARRACÃO NEGR@S FASHION
Local: Cajazeiras - Rotula da Feirinha

2 comentários :

  1. Onde encontro o link da Biblioteca Zeca de Magalhães. Gostaria de acessar o acervo através do PHL

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo,

    Infelizmente o acervo da nossa Biblioteca Zeca de Magalhães não está disponível virtualmente. Para ter acesso aos livros você precisaria visitar a Biblioteca. Já está convidado!

    Att,

    Equipe Ascom/CRIA

    ResponderExcluir